sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Radicais livres



Selecionei vários trechos de artigos que li na interne sobre os radicais livres.
Espero poder contribuir com estas informações, e não deixe de ler os artigos na íntegra para maior compreensão e esclarecimento sobre o assunto.

No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo. (fonte, leia mais)

Devido à presença de elétrons desemparelhados, os radicais livres são altamente reativos e podem participar de reações colaterais indesejáveis, resultando em danos celulares. Muitas formas de câncer são consideradas como o resultado de reações entre radicais livres e DNA, resultando em mutações que podem afetar negativamente o ciclo celular e, potencialmente, levar a malignidade. Além disto, os radicais livres promovem o processo de envelhecimento e estão relacionados com as doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e de Alzheimer(fonte, leia mais)

Para entendermos o que são os radicais livres é necessário esclarecer que todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) tem seu preço: libera moléculas de radicais livres que são instáveis e apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos. (fonte, leia mais)

Fatores externos, também, podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:
  • Poluição ambiental, resíduos de pesticidas, presentes nos alimentos cultivados em grandes quantidades e que abastecem as grandes cidades.
  • Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros).
  • Raio-X, radiação ultravioleta e radiação gama em alimentos.
  • Estresse. (leia mais, fonte)
Os radicais livres são ruins para o nosso corpo?
Não, eles são partes essenciais do nosso organismo. São ótimos aliados na hora de controlar as infecções. (fonte, leia mais) São ruins em excesso.

O que fazer para evitar que nosso organismo acumule radicais livres?
Os antioxidantes são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, tornando-os inofensivos. Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger contra os radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é modulador, moderador e não bloqueador, ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer, em alguns casos, a ocorrência delas. (fonte, leia mais)

Como evitar a formação de radicais livres envelhecedores?
Sem dúvida adotar uma rotina de vida equilibrada é a base para evitar a formação desses agentes reativos. A alimentação deve incluir verduras verde-escuras, como brócolis, repolho, couve e espinafre, ricos em ativos antioxidantes. Frutas como maçã, morango, ameixa, banana e as ricas em vitamina C como a laranja, kiwi, abacaxi, tangerina e acerola também são poderosos antirradicais livres. Outros ingredientes ricos em betacaroteno, presente na cenoura, tomate, abóbora, papaia e pimentão também são excelentes armas contra a formação dos radicais livres. Todos esses alimentos combatem os radicais livres porque contêm agentes antioxidantes que impedem a reatuvidade das moléculas com o oxigênio. (fonte, leia mais)

Veja aqui uma relação com 15 alimentos antioxidantes.

Se algum destes trechos lhe pertencer e não for de seu seu agrado que esteja neste post, me avise por email que será retirado imediatamente. Obrigada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário