terça-feira, 21 de outubro de 2014

Morango

morangos

Vamos conhecer os benefícios desta fruta deliciosa chamada morango.

O morango é uma fruta de sabor ácido e adocicado, muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias. Além disso, o morango tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia.


Alguns benefícios do morango para a saúde

O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde:
  • Combater o envelhecimento da pele;
  • Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares;
  • Melhorar a capacidade mental;
  • Prevenir o câncer;
  • Ajudar a combater inflamações.

Além disso, o morango também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a "zeaxantina", uma substância importante para a saúde dos olhos.

O morango pode ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo.(fonte)


Qual a melhor forma de consumir o morango?

O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem. Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.


Em que casos o morango não é indicado?

Apesar de todos os benefícios que o alimento apresenta para a saúde, existem casos em que seu consumo precisa ser controlado:

Pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista.

Portadores de distúrbios intestinais, como a diverticulose. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema. (fonte)


Morangos e a beleza

Morangos: em um liquidificador misture uma xícara de chá de morangos, outra xícara de iogurte integral, meia de mel e um pouco de água. A consistência ficará parecida com a de um "smoothie". Aplique no rosto duas vezes por semana. (fonte)


Suaviza a pele dos pésPara ter a pele dos pés suave e macia, amasse entre 8 e 10 morangos, adicionando 2 colheres de chá de azeite de oliva e 1 colher de chá de sal. Misture todos os ingredientes até formar uma pasta e aplique nos pés, massageando suavemente. Depois da aplicação, deixe agindo por alguns minutos para que o azeite e o morango penetrem bem na pele. Enxágue e finalize o tratamento com um hidratante.


Reduz a oleosidadeSabe aquela sensação que temos, principalmente no final do dia, de que a pele está oleosa e brilhando mais do que deveria? O morango pode nos ajudar, pois ele é rico em vitamina C e é capaz de reduzir a oleosidade, nutrir e revitalizar a pele. Como os morangos são naturalmente ácidos, são ótimos para remover o excesso de gordura da pele.
Você pode usar a mesma máscara que sugerimos anteriormente, usando morangos e creme de leite.

Ajuda a clarear a pele
O suco natural de morango é uma ótima alternativa para clarear manchas e cicatrizes decorrentes da acne. Se você estiver com a pele ligeiramente manchada, aproveite as propriedades desta fruta para clareá-las. Basta aplicar um pouco de suco nos locais mais escuros usando um cotonete e enxaguar normalmente após a aplicação. (fonte)




Nenhum comentário:

Postar um comentário