quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Estratégias para manter a organização




A melhor maneira de se manter organizado é não deixar para amanhã (ou para depois) aquilo que pode ser feito hoje (agora).


Adiar o afazer pode torná-lo mais complicado e trabalhoso, pois se corre o risco de aumentar ainda mais a bagunça.


No começo é natural que seja trabalhoso manter a ordem, já que a casa tinha outro costume, mas logo a organização se tornará um hábito de todos os habitantes da casa. Vou citar um exemplo: quando tiramos uma roupa. Se dermos a ela imediatamente o destino correto, seja colocar no cesto de roupas para lavar ou guardar na gaveta, será algo a menos para ser arrumado depois, e se tornará um vício não deixar amontoados de roupas.





Outro ponto absolutamente importante é que o “autor” da bagunça se responsabilize pela organização, seja onde for, no momento que for, é assim que criamos o hábito da organização, todos os dias, em todas as horas. Se tudo o que for usado for guardado em seu devido lugar ninguém perdera tempo (nem procurando, nem guardando).


Acostume-se ao sair de cada cômodo deixá-lo melhor do que você encontrou, arrumando quadros tortos, lavando coisas caídas, fechando gavetas, guardando brinquedos...


Elimine os excessos, verifique os objetos que são usados frequentemente e aqueles que não são usados podem ser doados, livre-se das bugigangas.


Antes que comprar algo, pense em sua utilidade, onde irá guardar, o espaço que será usado para acomodar...Pense três vezes.


Faça da arrumação tarefa de toda a família, o resultado é compensador.































Nenhum comentário:

Postar um comentário